domingo, 20 de janeiro de 2013

Tombos, hematomas, traumas e acidentes...

Bom gente todos nós sabemos que criança é imprevisível, é muita curiosidade, muita energia para um corpinho ainda em desenvolvimento...Quando tive meu primeiro filho com o passar do tempo fui aprendendo a lhe dar com situações de desespero a principio de "maneira errada"... Pois bem meu filhote começou andar muito cedo aos 8 meses, mas no começo o equilíbrio ainda não é dos melhores e eles querem descobrir...É repetitivo eu sei, mas cuidados nunca são demais... bebê começou engatinhar ou andar... proteja todas as tomadas, é extremamente atrativo 1 objeto no meio daquela parede enorme... Acesso à escadas ou degraus, sempre com proteção... sei que todas as mamães fazem isso, mas e quando o indesejável acontece?Aprendi a observar o comportamento deles conforme minha reação... quando caíam e eu soltava um: HUUUUUUUUUUUUU, pronto o choro estridente demorava acalmar, se eu dava um pulo pra ver o que tinha acontecido também...e olha em relação a tombos e sustos posso dizer que sou expert.. os meninos sempre foram muito danados... Igor quando tinha 1 ano e 10 meses quebrou o braço e fez o seu batizado de gesso (FOTO)... dó de ver meu bebê de gesso, eu com um barrigão de 7 meses de gestação, não poderia ter reagido pior... chorei, fiquei apavorada... com o tempo fui vendo que a melhor maneira de socorre-los era manter a mais perfeita calma (mesmo que por dentro você esteja arrebentando de dó ou desespero)... quando um deles cai, olho e primeiro vejo a reação deles, muitas vezes levantam e saem correndo de novo, se choram pergunto como quem não quer nada, onde dói... e quando é mais grave, pego no colo digo que não se preocupe que vamos cuidar da ferida...Sinto que eles precisam dessa segurança, criança não sabe diferenciar esse tipo coisa, quando a mãe se desespera junto eles acham que vão morrer... nada como um abraço e tentar acalmar o coraçãozinho dos nossos pequenos...
Bem eu vou ao pronto socorro toda vez que batem a cabeça mais forte (nem precisa ser tão forte), mesmo que aparentemente não seja nada... Geralmente essas pancadas deixam roxo no local da batida e 1 dia depois fica roxo a área dos olhos...batidas na boca sempre é bom verificar também pra ver se não causaram fraturas nos dentes, cortes profundos que necessitem de pontos e claro osso quebrado... Já passei por todas essas situações e não foi uma vez apenas....
Quando vejo que foi só um ralado, um hematoma ou um cortezinho, tenho tudo a mão, em uma caixa de primeiros socorros: gaze, micropore, oxigenada 10, spray anti septico, Xilocaína (anestesico tópico), Hirudoide (para hematomas), Iruxol (cicatrizar ferimento aberto), e polaramine (picada de insetos)...
mais uma das várias funções de mãe é aprender a ser enfermeira dos filhos, só a gente aguenta 30 minutos para poder limpar um ralado, para eles quer coisa melhor que ter uma mão com muito amor para cuidar em uma hora difícil? Amor de mãe (e pai) realmente não têm preço...

                                                                          Bjinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário