terça-feira, 23 de abril de 2013

A doce arte de criar filhos...

Esses dias encontrei no salão da minha mãe uma conhecida de longa data com uma bebê linda de três meses chamada Lívia (lindo nome rsrsrsr), então ela veio para o meu lado e disparou a metralhadora, em geral me pedindo dicas para como cuidar do bebê... Respondi que não têm fórmula, cada um cuida de acordo com a personalidade do bebê, com a personalidade da mãe e que ela não deveria dar tanta atenção para TUDO que falavam... percebi que assim como muitas, e como eu mesma (hoje nem 20% ) fica entre a cruz e a espada: Pediatra, povo e o coração.
Pediatra é categórico, tudo muito lindo na teoria... por outro lado têm o povo, que mais confunde que ajuda adoram fazer comparações do tipo: o fulano mamava leite de vaca com fubá e não morreu, tá aí forte que é um touro... Mas lá no fundo o instinto de mãe também grita, e muitas vezes é calado pela insegurança...
Conversei com ela falei tudo que provavelmente a pediatra disse, e o que o povo fala... ela só confirmava com a cabeça como se eu fosse uma espécie de guru que estava decifrando a vida dela... já estou calejada de tanto ouvir coisas úteis e inúteis, então não falei: faça isso ou faça aquilo, apenas disse que se ela ouvisse mais seus instintos acharia um meio termo e saberia como fazer, afinal a história de mãe e filho deve ser construída por mãe e filho...
Queria expressar em palavras o que sinto, então:

A doce arte de criar filhos....
Sempre que eu ouço nos mais diversos lugares como devo agir para criar meus filhos penso que isso não é uma receita de bolo a qual se os ingredientes forem colocados de maneira correta, se seguir o passo a passo obteremos sucesso... Gostaria de saber no alto da minha terceira viagem como mamãe o que só o tempo me permitiu saber. Você não conseguirá parecer uma super mãe para todos, muito menos vai conseguir entender as contradições dos comentários, afinal para uns seu filho está muito gordo, para outros muito magro, uns o apontarão como enorme, outros demasiado pequeno, é a cara da mãe, não é a cara do pai... algumas pessoas acharão seu filho lindo (e é mesmo), outras acharão seu filho feio e não dirão a você claro, mas farão questão de dizê-lo aos outros... As pessoas lançam palavras sem se dar conta que estão mexendo na ferida mais dolorida de uma mãe, é um bombardeio de insinuações, acusações e palpites tão inoportunos que a partir do momento que você pega o teste positivo na mão deve ficar preparada para: Não faça Parto normal, Não faça parto cesárea, não se esforce você está grávida, se mexa gravidez não é doença, seu leite é muito fraco , credo você está dando complemento, está chorando de fome, está chorando de cólica, está chorando porque é manha, viu você está pagando sua boca, seu filho é muito quieto, seu filho é muito agitado, se você forçar vai entortar as pernas, nossa ainda não anda? O pior que sempre depois de uma frase dessas vem o acompanhamento: O fulano... Cada mamãe deveria pensar no seu filho como ele realmente é: Único, não há no mundo todo um único individuo que seja igualzinho a outro...Quantas vezes achei que estava fazendo tudo errado e era péssima mãe, que chorei frustrada comigo por achar que não daria conta...Hoje eu sei que apenas amar seu filho você terá 90% do caminho andado, você vai errar muito, não vai conseguir protegê-lo nem fisicamente, nem emocionalmente o tempo todo, filtre o máximo que puder por mais que a intenção seja boa, as pessoas vão te dar ótimas ou péssimas dicas, não tenha medo aprenda a ser mãe com seu filho, não julgue a “grama do vizinho mais verde” se comparando com outras mães afinal também somos únicas, e principalmente tenha humildade quando for aconselhar uma nova mamãe, lembre-se de tudo o que já passou e quebre o círculo... ;)

                                                                                                                                        Bjinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário