quinta-feira, 23 de maio de 2013

Amor, admiração e mãe coruja. Quem não é?


A coruja e a águia

                                                      Monteiro Lobato
Coruja e águia , depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
– Basta de guerra — disse a coruja.  –  O mundo é  grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
– Perfeitamente — respondeu a águia. — Também eu não quero outra coisa.
– Nesse caso combinemos isso:  de ora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
– Muito bem.  Mas como posso distinguir os teus filhotes? 
– Coisa fácil.  Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
– Está feito! — concluiu a águia.Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
– Horríveis bichos! — disse ela.  — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja.  Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
– Quê?  — disse esta admirda.  — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos?  Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…
—-
—-
Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai.  Lá diz o ditado: quem o feio ama, bonito lhe parece.

Li esta fabula ainda muito menina, e nunca me saiu da cabeça, o mais engraçado foi ela ter vindo em um relâmpago na lembrança quando me deparo com a seguinte situação:
- Fulana: -nossa como é lindo seu bebê parabéns...
- Ciclana: Obrigada, ele está muito esperto, coisa mais linda da mãe...
Ciclana vai embora com seu bebê e a Fulana em tom irônico diz: credo que feinho...
Sendo a Fulana na minha opinião feia de dar dó, mãe, fiquei imaginando até onde vai a estupidez humana? 
Quantas vezes já ouvimos: filho da "Maria" é tão feinho, ou é tão molinho o meu filho nessa idade...Juro que não consigo entender que tipo de competição rola entre mães e avós, minto sei muito bem pois já participei disso e não me envergonho de dizer pois hoje bebê para mim é a coisa mais sagrada do mundo, não me importo " na embalagem" que veio, bebê é cheiroso, é fofo e cheio de luz... vejo aqueles olhinhos sedentos de curiosidade, ou de sossego e me derreto..
Quanto aos seres sem luz que ficam comparando ou julgando coisas desse tipo deveriam fazer um exame de consciência, de enxergar o ser humano em formação, pensar na possibilidade desse serzinho ser de grande importância para nossa sociedade, afinal conceitos de beleza são completamente diferentes para cada pessoa... e se não for capaz de evoluir pelo menos não bancar a falsa, só conseguiremos deixar um mundo melhor para os nossos filhos a partir do momento que procuramos nos tornar seres humanos melhores... bjinho 


Um comentário:

  1. Cansei de ver isso, a pessoa se derrete de elogios e quando a mãe vira as costas começa a falar mal...muito triste.

    ResponderExcluir